Quinta-feira, 25 Maio 2017
POSSE DO GRÃO-MESTRADO GOB-PR (2015-2019)

O Grande Oriente do Brasil-Paraná viveu momento histórico no dia 20 de junho de 2015.

No começo da manhã, houve a reunião da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa do GOB-PR (PAEL). Em sessão concorrida, com mais de 200 Irmãos lotando as dependências do auditório do GOB-PR, os Irmãos, vindos de Lojas das mais variadas regiões do estado do Paraná, tiveram a oportunidade de testemunharem fatos relevantes da vida do GOB-PR.

No início da sessão, foi realizada a diplomação e dada a posse aos novos Deputados Estaduais que, logo depois, elegeram o Ir. Manoel José Da Rocha Neto para a presidência daquela Casa de Leis.

Na sequência, prosseguiu-se à Sessão Solene de Posse do Eminente Ir. Luiz Rodrigo Larson Carstens, ao cargo de Grão Mestre do GOB-PR e do Poderoso Ir. Gerald Koppe Junior, para o cargo de Grão Mestre Adjunto do GOB-PR, para o quadriênio de 2015-2019. A transmissão dos cargos foi efetuada pelo Eminente Ir. Dalmo Wilson Louzada, agora Grão Mestre de Honra do GOB-PR.

Em seu discurso de posse o Em. Ir. Rodrigo pediu “ao nosso Grande Arquiteto do Universo para que nos dê a saúde, a sabedoria e a serenidade para podermos exercer as nobres atribuições e os desafios peculiares da função, empreendendo os melhores dos nossos esforços, dignificando o Altíssimo, a nossa Ordem e a todos os nossos Irmãos”.

Demonstrou, ainda o seu desejo de ter uma gestão participativa, como instrumento agregador das Lojas e dos Irmãos ao declarar que “Também nos sentimos no dever de manifestar aos nossos Irmãos, de todas as Lojas Jurisdicionadas que o processo eletivo que culminou para esse momento, é um fato do passado, uma página virada. Não há e não poderia haver entre nós qualquer mágoa ou nódoa pelo fato de olharmos a maçonaria sob o prisma tão somente das ideias, com vistas a construir um processo de gestão”.

Depois da posse constitucional do novo Grão-Mestrado perante à PAEL, à noite, foi realizado um jantar festivo, no qual foi realizada a transmissão dos cargos perante mais de 560 Irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados ilustres.

 Posse-GOB-6

 IIrm.'. Gerald, Dalmo e Rodrigo.

 

Posse-GOB-7

Autoridades ladeando os novos Grão-Mestres do GOB-PR.

 

O jantar ocorreu nas dependências do Restaurante Madalosso, em Curitiba, onde estiveram presentes dentre outros, as seguintes autoridades:

Em. Ir. Dalmo Wilson Louzada – Grão Mestre de Honra do GOB-PR;

Em. Ir. José de Arimatéia Soares de Almeida – Secretário Geral Adjunto de Educação e Cultura do GOB – representando o Soberano Ir.’. Marcos José da Silva, Grão-Mestre Geral do GOB;

Em. Ir. Manoel José da Rocha Neto – Presidente da PAEL do GOB-PR;

Em. Ir. Euclides Felipe – Deputado do Grão Mestre da Grande Loja do Paraná – representando o Seren. Ir. Waldemar Kretschmer;

Seren. Ir.’. João Krainski Neto – Grão Mestre do Grande Oriente do Paraná;

Em. Ir. João Darcy Ruggeri – Grão Mestre de Honra do GOB-PR;

Pod. Ir. Paulo Cesar Carrasco Reyes – Grande Procurador do GOB-PR;

Pod. Ir. Áureo Bernardo Junior – Gr. Secretário Adjunto de Assuntos Jurídicos do GOSP – representando o Em. Ir. Mário Sérgio Nunes da Costa, Grão Mestre do GOSP-GOB;

 

Posse-GOB-8

IIrm.'. Rodrigo e Dalmo em momento de emoção.

 

Posse-GOB-11

IIrm.'. Dalmo, Rodrigo, e Gerald ladeados por Sobrinhas e Cunhada.

 

Posse-GOB-1

IIrm.'. José Edson, Durek, Alsen, Darcy e Neilton.

 

Posse-GOB-14

IIrm.'. Gerald, Rodrigo e Euclides Felipe.

 

Ven. Ir. Jean Carlos Leeck – Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico do GOB-PR;

Ven. Ir. João Luiz Persicotti – Presidente do Tribunal de Contas do GOB-PR;

Ven. Ir. Wilson Carlos Passos Barbosa – Vice-Presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico;

Ir. Miguel Kfouri Neto – Desembargador do TJ/PR;

Ir. Cel. Adilson Castilho Casitas – Secretário Chefe da Casa Militar do Estado do Paraná;

Ir. Wagner Mesquita de Oliveira – Secretário Estadual de Segurança Pública do Paraná;

Ir. Edenir José Gualtieri – Editor Responsável pela Revista A Trolha;

Seguindo a abertura do evento e cumprimento aos convidados, foi feita uma breve narração sobre o contexto da Maçonaria na vida dos Irmãos e na sociedade, depois do qual foi apresentado um histórico resumido dos Irmãos Rodrigo e Gerald, com o intuito de dar conhecimento aos presentes a respeito das novas Grandes Dignidades do GOB-PR.

 

Posse-GOB-10

IIrm.'. Dalmo, Cunh.'. Carmen, Rodrigo e Gerald.

 

Posse-GOB-9

Autoridades do GOB-PR.

 

Posse-GOB-2

IIrm.'. Rodrigo e Gerald.

 

Posse-GOB-3

Irm.'. Rodrigo e seus familiares.

 

Posse-GOB-5

IIrm.'. Rodrigo e Gerald ladeados por autoridades.

 

Posse-GOB-4

IIrm.'. Rodrigo e Gerald ladeados por autoridades representando suas obediências.

 

O novo Grão-Mestre e novo Grão Mestre Adjunto receberam os seus respectivos diplomas e paramentos, pertinentes aos cargos assumidos, diretamente do Em. Ir. Dalmo Wilson Louzada. Os Irmãos Rodrigo e Gerald, então, apresentaram e deram posse simbólica a alguns Irmãos que integrarão a administração do GOB-PR. Foram apresentados os Poderosos Irmãos:

José Edson Haesbaert, da Chefia de Gabinete;

Adalberto José Durek, de Administração;

Alsen Bocchi, da Guarda dos Selos;

Darcy Adroaldo Hoffmann, de Finanças;

Daniel Prates, de Educação e Cultura;

Valter Soares De Araújo, de Patrimônio;

Neiton Myrton Priebe, Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Adonhiramita;

Eclair Zeferino Da Silva, Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Brasileiro;

Eraldo Luiz Silvestrin, Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito de York;

Ermes Gennari Filho, Adjunto de Assistência, Previdência e Beneficência;

Roberto Mello Pereira, Adjunto de Edificações e Obras;

Antonio Carlos De Mello Pacheco Filho, de Relações Maçônicas;

Hilton José Sarli Alvarenga, Adjunto de Relações Maçônicas;

David Gustavo De Azambuja, Adjunto de Planejamento e Gestão;

Fabio André Gimenes Ferreira De Quadros, Assessor Jurídico;

Wagner Mesquita, Assessor para Assuntos de Segurança Pública;

 

Também foi empossada no cargo de Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, a Cunhada Carmem Lúcia Vieira Carstens, esposa do nosso Ir. Rodrigo.

 

O Ir. Dalmo recebeu das mãos dos Irmãos Rodrigo e Gerald duas homenagens especiais: o primeiro foi a entrega solene da Bandeira do GOB-PR que tremulou na sua sede durante os seus oito anos de Grão-Mestrado e o segundo foi a apresentação de um malhete decorativo. Emocionado, o Ir. Dalmo agradeceu a inesperada lembrança de sua gestão.

 

Posse-GOB-12

Irm.'. Dalmo exibe a bandeira do GOB-PR.

 

Posse-GOB-13

Irm.'. Dalmo recebe justa homenagem.

 

Quebrando o protocolo, o Em. Ir. Dalmo empossou o Em. Ir. Rodrigo como Grande Comendador da Ordem do Mérito Pelicano e finalizando as homenagens, o Ir. Euclides Felipe, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná, entregou uma placa comemorativa do ato ao Ir. Rodrigo.

O Ir. Rodrigo fez seu discurso de posse que, em breves palavras, agradeceu a presença de todos naquela noite festiva, salientou a honra e responsabilidade da missão recebida, rogando as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo. Deixou claro ter “a consciência do dever e a dimensão da responsabilidade de servir à Ordem e de fazermos o melhor das nossas possibilidades para o engrandecimento dos nossos Irmãos, de nossas Lojas e da nossa sociedade”.

 

Posse-GOB-15

Irm.'. Rodrigo Discursando.

 

Agradeceu ainda o apoio recebido do Ir. Moura da Revista A Trolha, que foi o fotografo oficial do evento, da Assembleia Harmonia das Cores nº14, com a presença das Sobrinhas Rafaela Dellatorre e Beatriz Ita Moreira, acompanhadas pela Cunhada Karina Dellatorre, assim como agradeceu aos Irmãos Grandes Secretários do GOB-PR e a equipe de funcionários, pelo valoroso trabalho na organização do evento. Ao ensejo, convidou a todos para apreciarem o jantar e divertirem-se ao embalo da Banda Theodora do Ir. Glauco Machado.