Segunda-feira, 20 Novembro 2017
A.R.L.S. LYCEUM PARANAENSIS PROMOVE EVENTO INTERNACIONAL DE DEMONSTRAÇÕES POR MEMBROS DO “EMULATION LODGE OF IMPROVEMENT” (GLUI) DA INGLATERRA, COM APOIO DO GOB-PR

Nos dias 11 e 12 de março de 2016,no Hotel Pestana, Curitiba – PR, em comemoração ao 6º Aniversário de Fundação da A.R.L.S. Lyceum Paranaensis, nº4046 e sob a Coordenação do seu Venerável Mestre, Ir. Joselito Romualdo Hencotte, ocorreram Demonstrações das Cerimônias Ritualísticas do Ritual de Emulação: Iniciação (Grau 1), Passagem (Grau 2), Elevação (Grau 3) e Instalação (Posse de Diretoria), conforme preconizadas no Ritual da“Emulation Lodge of Improvement (ELoI)”,fundada em 1823, para demonstrar os trabalhos ritualísticos aprovados pela Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI), constituída em 1813.

Lyceum-Paranaensis-Foto1

 

A realização destas demonstrações foi realizada por 7 Irmãos que são membros de Lojas da Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI) e Membros Honorários da A.R.L.S. Lyceum Paranaensis, nº 4046, bem como membros da“Emulation Lodge of Improvement (ELoI)”,todos detentores da “Silver Matchbox” – distinção dada para aqueles que executem o ritual de forma decorada e sem qualquer erro.

Lyceum-Paranaensis-Foto2

 

São eles: os Veneráveis Irmãos Alan Smith, detentor do “Silver Matchbox” para as 4 Cerimônias; Huw Shooter, para as 4 Cerimônias; Tony Henley, para as 4 Cerimônias; Jayson Brinkley, para 2 Cerimônias; David Thompson para 2 Cerimônias; John Walden, para 2 Cerimônias (e Venerável Mestre da loja patrocinadora da “Emulation Lodge of Improvement”, a “Lodge of Unions 257”); e Anietie Akpan, para uma Cerimônia (e que nesta sexta feira, dia 19 de março estará ocupando na Inglaterra, a cadeira da ELoI para a Cerimônia de Elevação (grau 3).

Lyceum-Paranaensis-Foto3

 

Os Irmãos visitantes da ELoI mencionados ainda receberam do Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), por ato do Grão-Mestre e Grande Comendador, a Comenda da Ordem do Mérito Pelicano, no Grau de Oficial.

Lyceum-Paranaensis-Foto4-1

 

Lyceum-Paranaensis-Foto4-2

 

Lyceum-Paranaensis-Foto4-3

 

Lyceum-Paranaensis-Foto4-4

 

Lyceum-Paranaensis-Foto4-5

 

Lyceum-Paranaensis-Foto4-6

 

Lyceum-Paranaensis-Foto4-7

 

Estavam presentes cerca de 200 Maçons de mais de 60 Lojas de 15 estados brasileiros, do GOB, da District Grand Lodge of South America - North Division (GLUI), da Grande Loja do Estado de São Paulo (GLESP) e da Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro (GLERJ).

Lyceum-Paranaensis-Foto5-1

 

Lyceum-Paranaensis-Foto5-2

 

Lyceum-Paranaensis-Foto5-3

 

Lyceum-Paranaensis-Foto5-4

 

Estiveram presentes os Grão-Mestres Estaduais do GOB, Eminentes Irmãos Luiz Rodrigo Larson Carstens (GOB-PR), Armando de Souza Correa Junior (GOB-AM), José Rodrigues Teles (GOB-AC), Benilo Allegretti (GOB-MS) e o Grão-Mestre Adjunto do GOB-SC, Poderoso Ir. Altair Salésio Rodrigues (representando o GM Em. Ir. Adalberto Aluizio Eyng).

Lyceum-Paranaensis-Foto6

 

Também participaram várias autoridades maçônicas brasileiras, dentre as quais: Eminentes Irmãos Dalmo Wilson Louzada (GM de Honra do GOB-PR), Paulo Koo (Gr. Sec. Geral Adj. de Relações Exteriores do GOB e Garante de Amizade), Ruy Hallack (Gr. Sec. Geral Adj. de Relações Exteriores do GOB e Garante de Amizade), Gerald Koppe Junior (GM Adjunto do GOB-PR e Garante de Amizade), Gerson Magdaleno (Garante de Amizade), Cezar Mingardi (Deputado Federal e Garante de Amizade); Poderosos Irmãos Eraldo Silvestrin (Gr. Sec. Adj. de Orientação Ritualística para o Rito de York do GOB-PR), Neiton M. Priebe (Gr. Sec. Adj. de Orientação Ritualística para o Rito Adonhiramita do GOB-PR), Hirotoshi Taminato (Gr. Sec. de Obras e Edificações do GOB-PR), Roberto Mello Pereira (Gr. Sec. Adj. de Edificações e Obras do GOB-PR), David Gustavo de Azambuja (Gr. Sec. Adj. de Planejamento e Gestão), Veneráveis Irmãos Luiz Herculano Vieira (Gr.Tesoureiro da District Grand Lodge of South America - North Division), Eurálito Aquino Lubas (Gr.Porta Espada da District Grand Lodgeof South America - North Division), Alysson Frantz (Coordenador Regional do GOB-PR), Deputados Federais, Estaduais e Veneráveis Mestres de várias Lojas.

Lyceum-Paranaensis-Foto7

 

Essas demonstrações não foram realizadas em Loja aberta e tiveram a finalidade única e exclusiva de proporcionar aos Maçons regulares e ativos do Grande Oriente do Brasil e de Obediências com tratado de amizade e reconhecimento com o GOB, a oportunidade de assistirem às Cerimônias do Ritual de Emulação da maneira que são realizadas pela “Emulation Lodge of Improvement” todas as sextas-feiras em Londres - desde outubro de 1823.

 

 

 

Lyceum-Paranaensis-Foto8-4

 

 

Lyceum-Paranaensis-Foto8-6

 

 

 

Lyceum-Paranaensis-Foto8-9

 

Lyceum-Paranaensis-Foto8-10