Quinta-feira, 25 Maio 2017
XII CONGRESSO MAÇÔNICO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL – PARANÁ

Nos dias 20 e 21 de maio de 2016, foi realizado no Centro de Eventos Pahy, no Oriente de Guarapuava, o XII Congresso Maçônico do Grande Oriente do Brasil – Paraná, organizado pelas Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas, Philantropia Guarapuavana, nº 0237 - Cruz da Perfeição Maçônica e Universitária Philantropia Guarapuavana, nº 4157.

A abertura solene ocorreu às 19:30 horas, com a presença de mais de 1.000 participantes, dentre as quais, IIr.'. das Lojas da Capital, Região Metropolitana, Litoral e interior do Paraná, cunhadas, professores e alunos universitários de Guarapuava e região.

Contribuiu para o êxito do evento, a dedicação dos membros da Comissão Organizadora, coordenada pelo Venerável Ir.'. Marcos Antônio Silvestri e composta pelos IIr.'. Ariel José Pires, Arlisson Sanches Sales, Edson Hideki Ono, Flávio Augustus Burbulhan, Flávio Hideki Ono, Marcelo Mores Edling, Marcelo Podolan Lacerda Vieira, Max Augusto Kuster, Paulo Alves Nunes Filho, Sérgio Denardi e Silvério Antônio Simon, que contou com o apoio integral do GOB-PR, representado pelas contribuições oportunas e decisivas do Eminente Grão-Mestre, Ir.'. Luiz Rodrigo Larson Carstens e sua equipe integrada pelos seus Grandes Secretários, IIr.'. José Edson Haesbaert, Chefe de Gabinete; Adalberto José Durek, Administração e Valter Soares de Araújo, Patrimônio.

O êxito do Congresso, foi decorrente da dinâmica implementada ao desenvolvimento dos trabalhos, pautados pela temática: Educação e Ética.

No texto de abertura do Congresso, o Grão-Mestre enalteceu os motivos históricos de pautar esses encontros que promovem profundas reflexões sobre a educação como princípios de uma sociedade que busca sua identidade e a ética em todas as relações sociais.

Na seqüência, ocorreu a Palestra proferida pelo Professor Clóvis de Barros Filho, intitulada: Educação e Ética.

No dia 21, no período das 8:30 às 9:30 horas, o Sapientíssimo Ir.'. Eurípedes Barbosa Nunes, Grão-Mestre Geral Adjunto do GOB, realizou uma palestra institucional e no período da tarde, das 13:30 às 14:20 horas, o Grande Secretário de Orientação Ritualística do GOB-PR, Ir... Pedro Juk, coadjuvado pelo Secretário Adjunto do R.'.E.'.A.'.A.'., Ir.'. Juilson Previdi, procedeu a palestra sobre Procedimentos e Práticas do R.'.E.'.A.'.A.'.

Destaque-se no evento, o lançamento do Prêmio Agir, inovação deste Congresso, com o objetivo de proporcionar a divulgação dos principais projetos e programas sociais, filantrópicos e culturais, praticados pelas Lojas, por intermédio de seu quadro de obreiros ou pelas cunhadas, em suas comunidades, bem como para estimular e motivar as Lojas e as Fraternidades Femininas, para o desenvolvimento e implantação de projetos dessa natureza, em suas localidades. Participaram do concurso as seguintes Lojas:

• Aristides Lobo, nº 0921 – Cruz da Perfeição Maçônica, do Oriente de Jacarezinho, com o Projeto denominado “Ação, Cidadania e Inclusão Social”, desenvolvido pela AJADAVI – Associação Jacarezinhense de Reabilitação ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual, que atende há mais de 20 anos em Jacarezinho, alunos de 13 municípios da região, surdos, cegos e com baixa visão e tem como princípio a inclusão social da pessoa, buscando romper as barreiras historicamente construídas e as limitações existentes para o exercício da cidadania dessas pessoas. Desde a sua fundação, ocorrida em 01 de fevereiro de 1986, essa Instituição Filantrópica, vem sendo administrada exclusivamente por membros daquela Loja Maçônica.

• Filhos do Pelicano, nº 3866, do Oriente de Cianorte, apresentou o trabalho com o tema “Maçonaria e Política”, baseado na Lei 849/2015, a primeira Lei de iniciativa popular do Paraná, este Projeto de Lei, institui no Estado do Paraná, o Geração Atitude, programa que tem por objetivo a educação para o exercício da cidadania, realizado anualmente na terceira semana do mês de novembro, aos estudantes de ensino médio, funcionários e professores da rede pública e privada de educação.

• Verdade e Justiça, nº 3263, do Oriente de Campo Mourão, apresentou o Projeto “Hidratação Solidária”, cujo objetivo é a captação de água de coco, em dose individual (200ml), para doação ao Hospital Santa Casa de Campo Mourão, Entidade Beneficente, que fornece aos seus pacientes de câncer e em tratamento, para diminuir as conseqüências do tratamento quimioterápico.

Após as exposições, foram distribuídas cédulas aos IIr.'., para votação, sendo vencedor o projeto desenvolvido pela AJADAVI e apresentado pela Loja Aristides Lobo, ficando em segundo lugar o da Loja Filhos do Pelicano e em terceiro o da Loja Verdade e Justiça.

Paralelamente a esses trabalhos, a Presidente Nacional da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, cunhada Flora Rios Mendes, juntamente com a Presidente Estadual, cunhada Carmen Lúcia Vieira Carstens, se reuniram com as cunhadas presentes, para tratarem sobre assuntos diversos, relacionados àquela Instituição, visando o seu fortalecimento em nosso Estado.

Ao final da pauta da jornada de trabalhos, um dos momentos de eleveda emoção, foi a oficialização da Fraternidade Feminina da A.'.R.'.L.'.S.'. Universitária Philantropia Guarapuavana Nº 4157, que conta com 27 Fraternas, que com muito entusiasmo e perseverança prestam mensalmente um grande trabalho a algumas entidades filantrópicas da cidade.

Às 17:00 horas, o Professor Leandro Karnal, ministrou a palestra “Ética nas Organizações”, aberta ao público, especialmente ligado ao meio estudantil universitário.
O encerramento do Congresso aconteceu às 18:30 horas, com o lançamento do Selo Comemorativo e a palavra do Eminente Grão-Mestre Estadual.

Às 20:30 horas, foi servido um jantar dançante, com música ao vivo no salão social do Centro de Convenções Pahy onde, na ocasião, foram feitas homenagens às Lojas anfitriãs pela organização e resultados alcançados.

Na oportunidade, ficou convencionado que a sede do próximo Congresso, previsto para 2018 e a Loja anfitriã, será decidida em breve.


FOTOS: