Terça-feira, 17 Outubro 2017
XVII FESTA DO SOQUETE DE CARNEIRO E PAÇOCA DE PINHÃO

A ARLS.'. Philantropia Guarapuavana nº 0237, fundada em 25 de agosto de 1851, realizou juntamente com as Augustas Lojas Universitária Philantropia Guarapuavana nº 4157, Acácia do Terceiro Planalto nº 75 (GLP), Saint Germain (GOP) e Cavaleiros da Acácia nº 174 (GLP), no dia 27 de agosto de 2016, às 20h00, no Pahy Centro de Eventos, Oriente de Guarapuava, à XVII Festa do Soquete de Carneiro e Paçoca de Pinhão.

O soquete e paçoca de pinhão são dois pratos regionais que registram a memória culinária de nossos avós luso-brasileiros e das comunidades indígenas que habitavam na região e utilizavam o pinhão em suas diversas receitas, como alimento essencial.

O soquete é um apetitoso prato feito com carne do “espinhaço”, ou coluna vertebral de carneiro, temperado na véspera com vinho, sal e outros condimentos especiais.

Toda a receita do referido jantar, estimada em R$ 160.000,00, foi destinada para quatro entidades beneficentes e filantrópicas de Guarapuava: ACOPECC – Associação do Centro Oeste do Paraná de Estudo e Combate ao Câncer, destinada a fazer atendimento especializado no tratamento e cura de pessoas com câncer, com abrangência de 29 municípios; APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, mantenedora da Escola de Educação Básica Anne Sullivan e do Centro de Prevenção, reabilitação e saúde, referência nos serviços prestados à pessoa com deficiência intelectual ou múltipla; Centro de Nutrição Renascer – Entidade destinada à recuperação, reabilitação e ao desenvolvimento de crianças com desnutrição grave, procurando estabelecer vínculos com as famílias das mesmas, com a comunidade de abrangência e com o aprimoramento de seus serviços e o Instituto Virmond – Associação de Saúde Frederico Guilherme Keche Virmond, entidade destinada ao atendimento de pessoas usuárias do sistema único de saúde em regime ambulatorial, internamentos e procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade no âmbito da saúde, compreendendo a prestação de serviços para Guarapuava e região.

O evento nesse ano foi coordenado pelo Irmão Flávio Hideki Ono membro da Loja Philantropia Guarapuavana, que contou com a ajuda de aproximadamente 200 voluntários, para atender e servir 1500 pessoas que estiveram presentes, entre Irmãos, cunhadas, sobrinhos, autoridades e convidados, com destaque especial para a presença do Eminente Grão-Mestre, Irmão Luiz Rodrigo Larson Carstens e cunhada Carmen Lúcia Vieira Carstens – Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul.

Após o jantar o público foi brindado com um show musical animado pela Banda Inox.

 

FOTOS:

Venerável Mestre Admílson José da Silva (centro), recebe do Eminente Grão-Mestre Ir.'. Luiz Rodrigo, placa alusiva ao 165º aniversário de fundação da Loja Philantropia Guarapuavana nº 0237.

Público presente ao evento.

Público presente ao evento.

Venerável Irmão Marcos Silvestri, Conselheiro do CEO ladeado pelos Irmãos José Edson, Secretário Chefe de Gabinete e Flávio Ono, Coordenador do Evento.

Venerável Irmão Romualdo Caragnano (Loja Vigilantes do Oeste, de Cascavel) com a cunhada e demais convidados prestigiando o jantar.

Discurso do Eminente Grão-Mestre Ir.'.  Luiz Rodrigo.

Eminente Grão-Mestre acompanhado por Irmãos, com os cheques simbólicos que serão destinados às entidades beneficiadas.

Eminente Grão-Mestre Ir.'.  Luiz Rodrigo acompanhado pela cunhada Carmen Lúcia, Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul e pelos Irmãos José Edson, Sérgio Denardi, cunhadas Lia e Neiva, durante o jantar.