Segunda-feira, 20 Novembro 2017
CARTA DE RECONHECIMENTO DA FRATERNIDADE FEMININA CRUZEIRO DO SUL – APÓSTOLO DA CARIDADE

Com a presença do Eminente Grão-Mestre do GOB-PR, Ir.'. Luiz Rodrigo Larson Carstens acompanhado de sua comitiva e da cunhada Carmen Lúcia Vieira Carstens – Presidente da Fraternidade Feminina Estadual Cruzeiro do Sul, aconteceu no dia 28 de março de 2017, às 20h00, durante a Sessão Magna Pública, realizada pela ARLS.'. Apóstolo da Caridade nº 0344 – Cruz da Perfeição Maçonica, Or.'. de Curitiba – PR, a Instalação da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul – Apóstolo da Caridade e a Posse da Presidente cunhada Denise Demétrio Kowalski e da sua Diretoria. A cunhada Carmen Lucia, juntamente com o Venerável Mestre, Ir.'. Héliton Kowalski, procederam à entrega da Carta de Registro e Reconhecimento expedida pelo GOB – Poder Central, da recém Instalada Fraternidade Feminina, à sua Presidente.

No ato os Irmãos da Loja entregaram as suas esposas um boton e as carteiras de identificação como associadas da Fraternidade Feminina e em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a Fraternidade Nacional Cruzeiro do Sul o Venerável Mestre, Ir.'. Héliton foi homenageado com o Diploma e Medalha Laelso Rodrigues.

A cunhada Denise, no seu discurso destacou que: “em 19 de agosto de 1997, portanto há quase 20 anos, foi fundada a Associação Feminina Apóstolo da Caridade (AFAC), que sempre trabalhou com dedicação em prol dos menos favorecidos. Tem uma linda história. Da primeira diretoria, a única remanescente é a cunhada Lia Castilho Haesbaert, que foi uma das fundadoras e Presidente por três gestões. Éramos uma associação autônoma, pessoa jurídica, que não estava vinculada à Fraternidade Feminina Nacional Cruzeiro do Sul do GOB. Por isso nos filiamos a ela, sendo, portanto, reconhecida, em todo o Brasil como entidade Paramaçônica do GOB, conforme Art. 137 da Constituição do Grande Oriente do Brasil. Queremos deixar bem claro que nossa decisão de nos filiarmos à Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul não diminuirá os trabalhos e o nosso empenho pela continuidade de nossas atividades”, concluindo a sua mensagem.

Após a Solenidade as cunhadas foram conduzidas ao salão social, anexo a Oficina e a Sessão teve sua continuidade onde na oportunidade o nosso Eminente Grão-Mestre, prestou contas das principais atividades do Grão-Mestrado, realizadas até hoje, bem como daquelas programadas para serem executadas dentro do planejamento e das metas consolidadas até o final da sua gestão.

Destacou a importância das Lojas apoiarem a implantação e as ações das atividades desenvolvidas pelas Entidades Paramaçônicas, dentre as quais citou a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Ordem DeMolay, Filhas de Jó Internacional, Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas e Apejota.

Agradeceu a presença das autoridades maçônicas e de todos os Irmãos do Quadro da Loja e visitantes. Parabenizou a Loja pela Instalação da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul – Apóstolo da Caridade e pela sua vinculação à Fraternidade Nacional Cruzeiro do Sul – GOB.

Aproveitando o momento o Venerável Mestre Irmão Héliton solicitou ao Eminente Grão-Mestre para fazer a entrega do Diploma e Medalha de Grande Benemérito ao Poderoso Irmão José Edson Haesbaert, Chefe Gabinete do GOB-PR e membro ativo e regular da Loja Apóstolo da Caridade nº 0344 há mais 30 anos.

Após os trabalhos, foi servido um jantar de confraternização, no salão social da Loja, com a presença dos Irmãos, das cunhadas e demais visitantes.     



Recepção das cunhadas da Fraternidade Feminina.

Venerável Mestre Irmão Héliton, sendo homenageado com o Diploma e Medalha Laelso Rodrigues, ladeado pelas cunhadas Carmen e Denise.


Momento da entrega da Carta de Registro e Reconhecimento expedida pelo GOB – Poder Central, à cunhada Denise – Presidente da recém Instalada Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul - Apóstolo da Caridade.


Eminente Grão-Mestre Irmão Rodrigo condecorando o Poderoso Irmão José Edson com o Diploma e Medalha de Grande Benemérito da Ordem.


Saudação ao Pavilhão Nacional.


Cunhada Carmen sendo homenageada pela cunhada Denise.


Jantar de confraternização.