Quarta-feira, 26 Julho 2017
Viagem Maçônica

Durante os dias 23/05 e 03/06 próximo passado, os irmãos André Luís Dutra (VM), Joselito Hencotte, Edson Castagini, Daniel Prates, Willians Franklin e Luiz Silva, da ARLS Lyceum Paranaensis, realizaram viagem maçônica pelas cidades britânicas de Edimburgo (Escócia), Sheffield e Londres (Inglaterra).

Na Escócia, participaram da IV International Conference on the History of Freemasonry, realizada entre os dias 24 e 26 de maio, com palestras proferidas por pesquisadores maçons e não maçons, de diversos países. O evento aconteceu na sede da Grand Lodge of Scotland. No dia 27 de maio, segunda-feira, assistiram a uma cerimônia de Passagem (ao grau de Companheiro) realizada pela Loja Mary's Chapel. nº 01 da Escócia, fundada em dezembro de 1599, sendo a Loja Maçônica comprovadamente (com documentação comprobatória) mais antiga do mundo e que vem trabalhando desde então, sem interrupção.

 

No dia 28 de maio foram até a cidade de Sheffield (Inglaterra) onde encontraram-se com o Ir. Dr. John Wade, Past Master da Loja Quatuor Coronati, irmão esse que esteve, em setembro de 2012 neste Grande Oriente do Brasil - Paraná, apresentando sua Palestra Prestoniana de 2009, intitulada “De onde viemos? Uma história da Maçonaria Inglesa, até a formação da Grande Loja Unida em 1813”. Na ocasião, entregaram uma Bandeira do GOB-PR, em nome do Em. Ir. Dalmo Wilson Louzada, Grão Mestre do GOB-PR e em agradecimento à sua vinda a este Estado.

 

Já em Londres, entre os dias 29 de maio e 03 de junho, assistiram aos trabalhos: 1) Ensaio da Cerimônia de Passagem (ao grau de Companheiro) na Campbel Lodge of Instruction (29/05), loja que trabalha no Emulation working*; 2) na quinta, dia 30/05, estiveram na Kensigton Battalion Lodge No 3624  uma das duas últimas lojas militares do mundo e que trabalha no West End working*. Nesta loja, foi realizada a cerimônia de Elevação (ao grau de Mestre); 3) na sexta-feira, dia 31/05, assistiram a apresentação de uma cerimônia de Passagem (ao Grau de Companheiro), seguida da apresentação da Quarta Seção da Terceira Preleção (inspirada nas preleções de Preston) junto à Emulation Lodge of Improvement; 4) no sábado, 01/06 assistiram a uma cerimônia de exaltação ao Santo Arco Real no  Royal Loyalty Chapter No 1678. e, no dia 03/06 acompanharam os trabalhos de Elevação ao Grau de Mestre na London Dorset Lodge No 3221, que trabalha no  Emulation working*.

 

Foram 12 dias de intensa atividade maçônica, por meio de um profundo mergulho na história e prática ritualística da Franco Maçonaria.

 

* Existem mais de 40 Rituais sendo praticados na Inglaterra nos dias de hoje. O Emulation Working ou "Trabalhos de Emulacão" é o mais praticado pelas Lojas Inglesas em todo o mundo, mas em Londres muitas Lojas trabalham com os Rituais Stability, Taylor, Logic, West End, Metropolitan e outros. A essência dos Rituais é a mesma, sendo que a existência de algumas variações no trabalho ritualístico ou o emprego de algumas palavras distintas marcam a diferença entre os Rituais. Apenas o Ritual da Província de Bristol apresenta diferenças significativas dos outros Rituais trabalhados na Inglaterra. O Ritual do chamado Rito de York no GOB é baseado em uma tradução do Emulation Working.